Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
O Tribunal Superior esclareceu a Newtral.es que até ao momento receberam seis reclamações, que não foram avaliadas para serem admitidas ou não para processamento.
Circula nas redes sociais uma mensagem afirmando que o Supremo Tribunal aceitou “42 queixas-crime contra Yolanda Díaz” por supostamente ter violado o artigo 408 do Código Penal. Estes conteúdos estão relacionados com a reunião que o segundo vice-presidente do Governo manteve com o ex-presidente catalão Carles Puigdemont, para obter o seu apoio à investidura de Pedro Sánchez. No entanto, à data de publicação desta verificação, é falso que o Supremo Tribunal tenha aceite 42 reclamações para processamento .
A declaração viral circulou inicialmente pelos canais do Telegram e se espalhou por outras plataformas, como Facebook ou Twitter, por meio de captura de tela. “O Supremo Tribunal acolhe as 42 queixas-crime contra Yolanda Díaz, por violação do artigo 408 do Código Penal, como vice-presidente do Governo. A inabilitação é aceite e estuda-se uma pena de prisão de 3 a 6 anos”, afirma a mensagem. No entanto, a partir de 18 de setembro de 2023, o Supremo Tribunal negou à Newtral.es que qualquer reclamação tenha sido admitida para processamento.
O Supremo Tribunal esclareceu que até ao momento foram apresentadas seis reclamações e que “nenhuma delas está admitida para processamento ”, uma vez que este processo exige mais tempo e as reclamações foram apresentadas há menos de um mês. Da mesma forma, embora alguns meios de comunicação tenham publicado que o Supremo Tribunal aceitou para processamento uma denúncia da Sociedade Civil Catalã contra Díaz, isso também não é verdade.
Em declarações ao Newtral.es, a assessoria de imprensa do Supremo Tribunal negou que o tribunal tenha aceite para tramitação 42 queixas contra Yolanda Díaz…
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸