Falso: Falta de equipamentos de proteção não significa que cirurgia de Bolsonaro foi uma ‘farsa’

Apurado pelo site Estadão Verifica

Hospital informou que seguiu legislação sanitária, que não obriga uso de cobertura de pés; homem sem luvas era técnico de enfermagem fotografado após procedimento médico
O que estão compartilhando: que a foto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cercado por médicos em sala de cirurgia é uma encenação. Postagem no X (antigo Twitter) afirma que o cirurgião está sem luvas e que uma profissional de saúde não utiliza equipamento de proteção para os pés no centro cirúrgico. Segundo o autor, os pontos observados comprovam a farsa da cirurgia.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Bolsonaro foi submetido a dois procedimentos cirúrgicos na manhã de terça-feira, 12, no Hospital Vila Nova Star, que fica na Zona Sul de São Paulo. Ao Verifica, o hospital comunicou que o profissional de jaleco cinza apontado como cirurgião é, na verdade, técnico de enfermagem. Segundo a equipe médica informou ao Aos Fatos, na imagem ele aparece sem luvas porque o procedimento já havia terminado.

O hospital afirmou que os protocolos seguidos estão em conformidade com a legislação sanitária vigente no País. O uso de proteção de sapatos (propé) em centro cirúrgico não é obrigatório, segundo a Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (Sobecc)…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica