Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
O vice-presidente em exercício denunciou publicamente a discriminação salarial contra jogadoras de futebol, mas não propôs nenhuma lei até o momento.
Uma série de mensagens que se tornaram virais nas redes sociais afirmam que a segunda vice-presidente do Governo em exercício, Yolanda Díaz, tinha anunciado uma lei para “obrigar” os clubes desportivos a igualar os salários dos jogadores masculinos e femininos no desporto. A rigor, embora a vice-presidente tenha denunciado publicamente a desigualdade entre jogadores de futebol masculino e feminino, é falso que tenha anunciado a referida lei ou a obrigação dos clubes de equalizarem os salários dos jogadores masculinos e femininos.
“Yolanda Díaz obriga os clubes espanhóis a pagar o mesmo [tanto] aos jogadores masculinos como femininos” ou “Yolanda Díaz garante que vão aprovar uma lei onde [eles] regulamentam o salário das jogadoras para equipará-lo ao salário dos jogadores masculinos, ” afirmam duas mensagens espalhadas pelo X, antigo Twitter. Essas mensagens foram replicadas em forma de captura de tela em outras redes sociais, como o Facebook, nas semanas seguintes.
A primeira das mensagens que estamos verificando, e que garante que o segundo vice-presidente em exercício anunciou uma lei para acabar com a desigualdade no esporte, foi publicada no dia 21 de agosto, coincidindo com uma coletiva de imprensa de Yolanda Díaz . Nesta aparição, a dirigente do Sumar referiu-se à desigualdade no desporto e disse que “há muito a fazer para que homens e mulheres se tornem iguais”, mas não anunciou nenhuma lei nem disse que obrigaria os clubes a equalizar salários.
A referida mensagem vem acompanhada de uma imagem do segundo vice-presidente em exercício que, verificada através da realização de uma pesquisa reversa no Google, foi tirada pela agência EFE durante a reunião do Conselho de Ministros de 22 de fevereiro de 2022. Nesta ocasião , nem esta lei não foi anunciada nem tal foi aprovada, como se pode verificar na referência do Governo , que resume os acordos adoptados no conclave desse dia…
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸