Verificado: Foto do ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson fazendo a saudação nazista na Ucrânia é adulterada

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

A foto real foi tirada durante a nomeação de Johnson como médico honorário pela Universidade de Lviv, em 9 de setembro, e o ex-líder britânico não faz a saudação nazista

Vários utilizadores nas redes sociais e sites partilharam uma imagem em que o ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson é visto a fazer a saudação nazi durante um evento universitário. Segundo as mensagens, trata-se da visita de Johnson à Ucrânia, na qual participa na abertura do curso na Universidade Nacional de Lviv, cidade localizada no oeste da Ucrânia. Porém, trata-se de uma fotografia manipulada, não há registro de Johnson levantando o braço, como a histórica saudação nazista, durante sua visita ao país em setembro de 2023. Além disso, o principal motivo não foi parabenizar os estudantes pela abertura do novo curso, mas para receber a condecoração de doutor honorário .

A imagem da alegada saudação nazi de Boris Johnson tem sido divulgada no Facebook, Telegram e meios digitais que costumam ecoar a propaganda russa. Nele aparecem quatro pessoas, uma mulher e três homens, entre eles, o ex-líder britânico. Eles estão vestidos com bonés e becas e ficam diante de duas mesas decoradas com centros de flores. Você pode ver como há várias flâmulas penduradas na parede e, além disso, há postes atrás delas com as bandeiras oficiais do Reino Unido e da Ucrânia. Os três homens, incluindo Boris Johnson, aparecem com os braços levantados, fazendo a saudação nazista. As mensagens que acompanham esta imagem, escritas em diferentes línguas como espanhol, ucraniano e russo, afirmam que é o “gesto nazi” com que celebram a abertura do curso na Universidade Nacional de Lviv. 

Embora tenha se tornado viral em diversos meios de comunicação, o primeiro registro que localizamos está em uma mensagem divulgada em 10 de setembro de 2023 por meio de um canal do Telegram.

Conforme noticiado em vários meios de comunicação como a Sky News , um canal de televisão britânico, Boris Johnson visitou a Ucrânia no início de setembro de 2023 e, especificamente, foi à Universidade Nacional Ivan Franko, em Lviv, no dia 9 daquele mês. Porém, o motivo não foi para parabenizar os alunos pela abertura do novo curso, como consta nas mensagens virais, mas sim para receber o prêmio de doutorado honorário daquela universidade. E não há registo de Boris Johnson a fazer uma saudação nazi…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸