Falso: Não é verdade que em 5 anos 50 por cento das pessoas vacinadas que sofrem de miocardite morrerão

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

Em 12 de setembro de 2023, a redação do Facta.news recebeu uma reportagem via WhatsApp solicitando a verificação de um vídeo publicado no TikTok dois dias antes, que também circula noFacebook. O vídeo apresenta um homem que se identifica como Dr. Christopher Alan Shoemaker. No seu discurso, Shoemaker afirma que 20 por cento dos vacinados contra a Covid-19 contrairiam miocardite, especificando que 50 por cento destas pessoas morrerão dentro de cinco anos. O médico afirma que “tanto no exército norte-americano como nos estudos realizados na Tailândia, há uma incidência média de miocardite de 20 por cento” em “pessoas que receberam a vacina anti-Covid”.

Trata-se de conteúdo enganoso, que veicula uma série de notícias falsas não respaldadas por evidências científicas.

Doutor Christopher Alan Sapateiro é um médico canadense de Ontário que espalhou notícias infundadas sobre vacinas anti-Covid. Em janeiro de 2023, o Colégio de Médicos e Cirurgiões de Ontário (Cpso), o órgão que regulamenta a prática da medicina em Ontário,ele suspendeuLicença médica de Shoemaker devido às suas declarações falsas e enganosas sobre a vacinação contra a Covid.

Esclarecido este aspecto, passemos ao conteúdo do vídeo em análise. Em primeiro lugar vamos salientar que a miocardite é uma condição médica em que a pessoa afetada sofre de inflamação dos tecidos do músculo cardíaco, nomeadamente do miocárdio. As causas desta doença são geralmente rastreável a infecções virais, portanto a vírus que danificam o tecido cardíaco, mas também estão associados à ação das células cardíacas sistema imunológico, ou a função do sistema de defesa do corpo que detecta a infecção e destrói as células que contêm o vírus para evitar a sua propagação.

Shoemaker afirma que haveria uma incidência de 20% de miocardite na população vacinada. Porém de acordo com um estudo publicado em maio de 2023 na revista médica norte-americana Circulation Research , intitulado “Covid-19, Myocarditis and Pericarditis” (em italiano: “Covid-19, myocarditis and pericarditis”), o vírus Sars-Cov-2 responsável pela Covid-19 a doença teria aumentado os casos de miocardite de 10 em cem mil (0,0001 por cento) para 4 mil em cada cem mil pessoas (0,4 por cento). Os próprios pesquisadoreseles não excluem que a miocardite pode ser causada, entre outros fatores, também pelas vacinas de mRNA anti-Covid, destacando que neste caso a incidência máxima é de 50 casos por cem mil pessoas (0,0005 por cento) em adultos jovens com menos de 40 anos submetidos à vacinaModerno. O estudo acrescenta, porém, que estas miocardites, ao contrário das causadas pelo vírus Sars-Cov-2, são leves e transitórias…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹