Apurado pelo site Estadão Verifica
Imagens foram feitas durante foto oficial de encontro no Japão, em maio; trecho compartilhado no WhatsApp não mostra que brasileiro chegou de mãos dadas com autoridade das Ilhas Comores
O que estão compartilhando: um vídeo em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece cercado de representantes de outros países e não recebe cumprimentos; junto das imagens há um texto afirmando que “ninguém quer cumprimentar o ex-presidiário” e que “todos viram as costas para ele após foto oficial da reunião do G-20 na Índia”.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O vídeo não mostra a Cúpula do G-20, realizada em Nova Délhi, na Índia, nos dias 9 e 10 de setembro. As imagens foram registradas durante a foto oficial do encontro do G-7, para o qual o Brasil foi convidado em maio deste ano, no Japão. O vídeo analisado aqui omite o trecho em que Lula chega de mãos dadas com o presidente das Ilhas Comores.
No G-20 não houve foto oficial com todas as autoridades. Registros do evento na Índia mostram que o brasileiro não estava isolado; ele participou das atividades conjuntas e de sete reuniões bilaterais durante o encontro…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica