Falso: Doações não foram retidas para aguardar chegada de Lula na cidade gaúcha de Muçum

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que as doações feitas para Muçum (RS), município atingido pela passagem do ciclone extratropical, estejam sendo retidas pela prefeitura até a data de uma suposta visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em nota enviada ao Aos Fatos, a gestão do município negou as alegações e disse que a distribuição de donativos segue ocorrendo.

O conteúdo enganoso acumulava 5.000 compartilhamentos no Facebook e ao menos 210 mil visualizações no TikTok até a tarde desta terça-feira (12). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

As doações direcionadas a Muçum (RS) não estão sendo retidas para aguardar a chegada de Lula ao município, como afirma um homem não identificado em vídeo que circula nas redes. De acordo com ele, os voluntários estariam sendo impedidos de receber e direcionar os donativos até que fosse feito um registro do presidente com as contribuições. A condição teria sido estipulada para garantir verbas do governo federal.

Em nota enviada ao Aos Fatos, a prefeitura da cidade desmentiu as alegações e afirmou que a entrega das doações continua ocorrendo. De acordo com a administração municipal, devido ao grau de destruição da cidade, a distribuição dos donativos está sendo centralizada pelo município de Encantado (RS)…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos