Falso: Indumentárias usadas por equipe médica não provam que cirurgia de Bolsonaro em SP foi encenada

Apurado pelo site Aos Fatos

Publicações nas redes enganam ao afirmar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria forjado um procedimento cirúrgico em São Paulo na última terça (12). Para sustentar a alegação falsa, os posts apontam que o cirurgião estaria sem luvas e que uma das profissionais não estaria com os sapatos cobertos. De acordo com a equipe médica, o homem na verdade é técnico de enfermagem e estava sem luvas porque o procedimento já havia terminado. Já o uso de protetor de calçados não é uma exigência sanitária.

Os posts enganosos foram compartilhados ao menos 6.000 vezes no X (ex-Twitter) e centenas de vezes no Facebook até a tarde desta quarta-feira (13). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Diferentemente do que sugerem posts nas redes, Bolsonaro foi, sim, submetido a cirurgia no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na última terça-feira (12). As publicações que defendem que o procedimento foi encenado com base em uma foto em que o ex-presidente aparece sendo atendido pela equipe médica se baseiam nas seguintes premissas falsas:

Em nota, o Vila Nova Star confirmou que o homem que aparece de cinza não é o chefe da equipe de cirurgia, mas sim um dos técnicos de enfermagem. De acordo com Salomão Abdala Carui, um dos médicos que participou do procedimento, o profissional estava sem luvas porque a cirurgia já havia terminado…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos