Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o prefeito de Garanhuns (PE), Sivaldo Albino (PSB), ordenou a derrubada de uma estátua existente na cidade em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como afirmam publicações nas redes. De acordo com a administração do município, o monumento nunca existiu. Apontada como fonte da alegação enganosa, a suposta reportagem atribuída à Veja também não consta entre os conteúdos publicados no site da revista.
O conteúdo enganoso, que é antigo e voltou a circular recentemente, acumulava ao menos 400 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (13). As peças de desinformação também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Publicações nas redes enganam ao afirmar que a Prefeitura de Garanhuns (PE), terra natal de Lula, teria mandado derrubar uma estátua erguida em homenagem ao presidente. O boato circula nas redes ao menos desde 2015, quando o então prefeito Izaías Régis (PSDB) negou a acusação e ressaltou que nunca houve um monumento ao petista na cidade. Em 2021, a administração do município voltou a se pronunciar sobre o tema e divulgou uma nota em que reforça que a estátua nunca existiu.
..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos