Verificado: #2019ANCManifestoReview: Verificando os fatos das afirmações do partido no poder sobre o progresso na África do Sul

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

Ramaphosa inflacionou excessivamente o número de sul-africanos que recebem subsídios sociais hoje e subestimou o número que recebiam em 1994, dando a impressão de que o aumento foi mais acentuado do que realmente é.

Através da revisão, o ANC disse que se submeteria a um “escrutínio público robusto e crítico” do seu registo. O processo analisaria os progressos alcançados nos últimos 30 anos, e não apenas nos últimos cinco anos, disse Cyril Ramaphosa, presidente do partido e do país .

Dando início ao que deverá ser uma digressão por todo o país, Ramaphosa subiu ao palco do Estádio Dobsonville, em Soweto, na província de Gauteng, no dia 4 de Setembro e admitiu que havia objectivos que o partido não conseguiu cumprir. 

“A África do Sul em que vivemos hoje é muito diferente da África do Sul em que todos vivíamos em 1994. Todos concordam”, disse ele, antes de dar exemplos. 

Verificamos como as afirmações do presidente no lançamento se comparavam aos dados…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦