Apurado pelo site E-Farças
As imagens surgiram em diversos sites e blogs na segunda semana de setembro de 2023 e mostram o que parece ser um corpo pequeno e mumificado de um espécime humanoide de aproximadamente 60 centímetros.
Segundo o ufólogo que apresentou a descoberta no congresso mexicano, o ser teria sido encontrado em uma mina no Peru e teria cerca de 1000 anos de idade. O ser, de acordo com um estudo supostamente feito pela Universidade Autônoma do México, teria apenas um terço do DNA conhecido, o que o tornaria a primeira prova de que seres de outros planetas nos visitaram.
Será que isso é verdade ou mentira?
Vamos começar pelo apresentador da “descoberta”, Jaime Maussan, protagonistas de diversas outras apresentações de descobertas de alienígenas que se provararm falsas. Só para citar algumas:
Essa publicação feita no Facebook, em inglês, lista pelo menos 44 fraudes nas quais Maussan esteve envolvido e promoveu para seus mais de 900 mil assinantes do seu canal no YouTube. Uma das mais famosas foi a que ficou conhecida em 2007 como a Criatura Metepec. Posteriormente identificada como sendo pedaços de um sagui!
Em 2017, desmentimos aqui no E-farsas uma suposta descoberta do ufólogo, uma múmia alienígena de 3 dedos que teria sido encontrada no Peru. Na época, mostramos que a tal múmia não passava de um boneco de gesso e pedaços de arame!
Outro detalhe é que Maussan afirmou que a Universidade Autônoma do México teria feito exames de DNA na criatura, o que não é confirmado em nenhuma página no site da instituição.
Atualização 14/09/2023
Após ter seu nome utilizado indevidamente, o Instituto de Física da Universidade Autônoma do México emitiu uma nota repetindo um comunicado publicado em 2017, explicando que:..
Veja a apuração completa no site E-Farças