Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 10 de setembro de 2023, o vídeo de um grande incêndio em um prédio da cidade. As imagens são acompanhadas de um comentário, escrito pelo autor do post, que diz: «As pessoas na Holanda estão fartas. A empresa de propriedade de Bill Gates foi incendiada.”
Trata-se de conteúdo enganoso, que veicula notícias falsas.
Na realidade o vídeo mostra um incêndio ocorreu em 10 de julho de 2022 em um centro de distribuição de alimentos do Picnic, um serviço de mercearia online holandês fundado em 2015, localizada na cidade de Almelo, Holanda. Contatado por verificadores de fatos da Reuters , um porta-voz da empresa ele confirmou que a cena capturada no vídeo mostra o incêndio de julho de 2022 em um centro de distribuição de alimentos para piquenique. No momento diferente mídia local havia relatado que a causa do incêndio foi um curto-circuito em um módulo elétrico da estrutura. A notícia segundo a qual o incêndio foi criminoso, tal como sugerido no post em análise, é, portanto, infundada.
Além disso, a informação de que Picnic pertence a Bill Gates não é verdadeira. Em 2021, a empresa holandesaEle obteve um empréstimo de 600 milhões de euros, dos quais mais de metade proveniente da Bill and Melinda Gates Foundation Trust, como se pode verificar na página 69da declaração de imposto do fundo fiduciário. A Fundação Bill e Melinda Gates Trust é uma entidade que gerencia os ativos doados à Fundação Bill & Melinda Gates. No entanto, isso não significa que o empresário norte-americano e cofundador da Microsoft seja o dono da empresa holandesa.
Como explicou um porta-voz do Picnic disse à Reuters , o Trust comprou uma pequena participação minoritária em 2021 e não se tornou o acionista controlador da empresa holandesa. O porta-voz acrescentou ainda que “os três fundadores que ainda são acionistas são Michiel Muller, Joris Beckers e Frederik Nieuwenhuys”, especificando que a restante participação é dividida entre “fundos familiares holandeses”…