Falso: Senador americano criticou Lula antes de declaração sobre prisão de Putin no G-20

Apurado pelo site Estadão Verifica

Vídeo nas redes sociais engana ao afirmar que Senado dos Estados Unidos prepara sanções contra o Brasil por causa de fala do petista na Índia
O que estão compartilhando: que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confrontou o Tribunal Penal Internacional (TPI) em declaração sobre Vladimir Putin durante o G-20 e colocou o Brasil de vez na guerra contra a Ucrânia. Por causa disso, o Senado dos Estados Unidos prepara sanções contra o Brasil.

O Estadão Verifica checou e concluiu que: é enganoso. Lula de fato declarou a uma emissora de TV da Índia no dia 9 de setembro que Putin será convidado à reunião do G-20 que ocorrerá no Brasil em 2024, e que o russo não seria preso no País “porque tentar prender ele no Brasil é desrespeitar o Brasil”.

No entanto, a declaração não fez com que o Senado dos Estados Unidos preparasse sanções contra o País. O vídeo que circula nas redes sociais usa trechos recortados de um pronunciamento do senador norte-americano Ted Cruz, do partido Republicano, feito no dia 7 de setembro. Antes, portanto, da entrevista de Lula…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica