Falso: É falso que doações foram retidas para aguardar Lula no Rio Grande do Sul

Apurado pelo site Lupa

Em vídeo que circula pelas redes sociais, uma mulher que se apresenta como “Samara, presidente da UPA [organização Unidos Pelos Animais]”, de Sarandi (RS), afirma que chegou a Lajeado (RS) e soube que a distribuição de alimentos às pessoas atingidas pelas enchentes foi paralisada até a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele iria ao município para fazer fotos, vídeos e publicações referentes às doações. Em outra gravação sem local identificado, que mostra um grande galpão com doações, a legenda faz a mesma acusação. As afirmações são falsas.

As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana provocaram – segundo levantamento divulgado na manhã desta segunda-feira (11) pela Defesa Civil – 46 mortes em 13 municípios: Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Ibiraiaras, Imigrante, Lajeado, Mato Castelhano, Muçum, Passo Fundo, Roca Sales e Santa Tereza. Além disso, outras 46 pessoas estão desaparecidas.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esses materiais fossem analisados. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

É preciso aguardar o presidente Lula chegar à região para iniciar a distribuição dos donativos..

Veja a apuração completa no site Lupa