Apurado pelo site Lupa
Em vídeo que circula pelas redes sociais, uma mulher que se apresenta como “Samara, presidente da UPA [organização Unidos Pelos Animais]”, de Sarandi (RS), afirma que chegou a Lajeado (RS) e soube que a distribuição de alimentos às pessoas atingidas pelas enchentes foi paralisada até a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele iria ao município para fazer fotos, vídeos e publicações referentes às doações. Em outra gravação sem local identificado, que mostra um grande galpão com doações, a legenda faz a mesma acusação. As afirmações são falsas.
As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana provocaram – segundo levantamento divulgado na manhã desta segunda-feira (11) pela Defesa Civil – 46 mortes em 13 municípios: Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Ibiraiaras, Imigrante, Lajeado, Mato Castelhano, Muçum, Passo Fundo, Roca Sales e Santa Tereza. Além disso, outras 46 pessoas estão desaparecidas.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esses materiais fossem analisados. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
É preciso aguardar o presidente Lula chegar à região para iniciar a distribuição dos donativos..
Veja a apuração completa no site Lupa