Falso: É falso que a UE tenha autorizado leite de barata

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

A própria Comissão Europeia desmente as mensagens partilhadas nas redes sociais e afirma que não há qualquer pedido em curso para autorização deste produto.

Mensagens que circulam no Facebook e no X (anteriormente conhecido como Twitter) afirmam que a União Europeia (UE) autorizou o consumo e comercialização de leite de barata. Mas, como a própria Comissão Europeia confirma, estas afirmações são falsas .

Como já explicamos em Newtral.es , nos casos de alimentos que não tenham sido consumidos na UE antes de 15 de maio de 1997, data de entrada em vigor do primeiro regulamento sobre novos alimentos , a sua comercialização nos países membros deve passar por um análise científica que condicione a sua autorização. Esta análise é realizada pela Agência Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA). 

A Comissão indica que foi autorizada a comercialização na UE de quatro insectos como alimento, normalmente na forma seca, congelada e em pó: as larvas da larva da farinha ( Tenebrio molitor ), o gafanhoto migratório ( Locusta migratoria ), o grilo doméstico ( Acheta domesticus ) e as larvas do escaravelho ( Alphitobius diaperionus )…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸