Verificado: Não há evidências de que fotos do terremoto El Calvario (Colômbia) intituladas “CARD Seismic Waves” hackeem seu celular

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

Esta é uma farsa que circulou no passado relacionada com imagens de outras catástrofes e organizações como a INCIBE não tinham conhecimento do alegado ataque cibernético.

Circulam nas redes sociais publicações que afirmam que o download de fotos do terremoto El Calvario (Colômbia) hackeia seu celular. As mensagens virais indicam que se trata de um arquivo intitulado “CARD Seismic Waves”, mas não há evidências disso: é uma farsa que já foi associada a outras catástrofes e voltou a circular.

“Vão colocar algumas fotos do terremoto do Calvário no WhatsApp. O arquivo é denominado CARD Seismic Waves. Não os abra nem os veja, eles hackeiam seu telefone em 10 segundos e ele não pode ser interrompido de forma alguma. Repasse as informações para seus familiares e amigos. Não abra. Também disseram isso na TV”, diz a corrente viral compartilhada no Facebook, X (antigo Twitter), TikTok e WhatsApp desde pelo menos 25 de agosto. Você também nos perguntou sobre ela em nosso  serviço de verificação do WhatsApp . Outras mensagens afirmam que as imagens maliciosas correspondem ao terramoto que afetou Marrocos em setembro deste ano.

No entanto, não há evidências de que um arquivo com fotos do terremoto El Calvario possa hackear o telefone. Não há registros na mídia ou avisos de organizações de segurança cibernética sobre o suposto ataque cibernético. Da mesma forma, esta mesma mensagem, mas associada a outras catástrofes naturais, circulou no passado e o Instituto Nacional de Cibersegurança (INCIBE) afirmou então à Newtral.es que não tinha conhecimento de um hack de características semelhantes.

A cadeia viral refere-se ao terremoto de magnitude 6,1 que abalou a Colômbia em 17 de agosto e cujo epicentro foi na cidade de El Calvario. Noutros casos, as mensagens atribuem as fotografias ao terramoto que atingiu Marrocos em 8 de setembro. Ambas as redes afirmam que ao baixar um arquivo chamado “CARD Seismic Waves” que contém imagens de terremotos, o dispositivo móvel é hackeado sem que haja como evitar…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸