Apurado pelo site Snopes
Em 7 de setembro de 2023, o canal de notícias de celebridades no YouTube conhecido como Just In (@JustInCeleb) publicou um novo vídeo sobre o ator Dwayne Johnson e o ícone do entretenimento Oprah Winfrey. O vídeo afirmava que Johnson, talvez mais conhecido como The Rock, estava em estado de “pânico” depois que Winfrey acidentalmente vazou mentiras que havia contado sobre os incêndios florestais em Maui em agosto.
O título do vídeo dizia: “5 MINUTOS ATRÁS: The Rock entra em pânico depois que suas mentiras sobre Maui vazaram”.
O vídeo do YouTube recebeu quase 100.000 visualizações em apenas alguns dias. Enquanto isso, no TikTok, uma repostagem do mesmo vídeo recebeu mais de 6 milhões de visualizações. Em outras palavras, este não foi um boato insignificante.
Nesta verificação de fatos, analisaremos como chegamos aqui. Também explicaremos por que este vídeo do YouTube não era confiável.
O pano de fundo das afirmações do vídeo sobre Johnson e Winfrey era que eles haviam se unido na vida real para criar o Fundo Popular de Maui . O fundo foi criado como um esforço para fornecer dinheiro às pessoas que foram afetadas pelos incêndios que atingiram a ilha havaiana. Os incêndios foram os incêndios florestais mais mortíferos nos EUA em mais de um século.
Winfrey possui propriedades em Maui. Realtor.com relata que Johnson tinha um aluguel por temporada em Oahu e passou um tempo no Havaí quando era criança…
Veja a apuração completa no site Snopes