Verificado: As Torres Gêmeas não foram derrubadas com armas de energia direcionada

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

Em 10 de setembro de 2023, a redação do Facta.news recebeu uma reportagem via WhatsApp solicitando a verificação de umvídeopublicado no YouTube em 14 de setembro de 2017. No filme, com quase 8 minutos de duração, é apresentada a tese de uma mulher, identificada como Doutora Judy Wood, sobre o colapso das Torres Gêmeas após o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001. Segundo Segundo Wood, os edifícios do World Trade Center foram “literalmente pulverizados no ar” graças ao uso da tecnologia de “energia dirigida”.

Trata-se de uma notícia falsa, que se enquadra noteorias de conspiraçãopor volta de 11 de setembro. 

Judy Madeiraé engenheiro especializado em ciência e engenharia de materiaisautorde um volume contendo a teoria da conspiração segundo a qual em 11 de setembro de 2001 as Torres Gêmeas ruíram devido a um ataque com armas de energia dirigida. Em 2007, Wood também entrou com uma ação judicial por fraude científica contra empreiteiros que contribuíram para o relatório oficial do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (Nist), órgão governamental dos Estados Unidos que trata da gestão de tecnologia, sobre a destruição das torres do World Trade Center, complexo de 7 edifícios em Nova York. A causafoi rejeitadoe o Tribunal Distrital do Sul de Nova York (Sdny) e pela Suprema Corte dos Estados Unidos. 

Quanto à teoria infundada de Wood, salientemos que as armas de energia dirigida realmente existem, mas não tiveram nada a ver com a queda das Torres Gémeas. Comoexplicadopelo Gabinete de Responsabilidade do Governo (GAO), a seção investigativa do parlamento dos EUA, são armas que utilizam energia eletromagnética disparadas à velocidade da luz e podem ser utilizadas como dissuasoras, portanto, para evitar uma ação potencialmente prejudicial, ou para causar danos e destruição. Porém, vale especificar que geralmente são armas com alcance menor que as convencionais e que as condições climáticas, como neblina e tempestades, podem torná-las menos eficazes. O Departamento de Defesa disse que não tem utilizado estas tecnologias fora dos laboratórios, pois tem tido dificuldade em compreender a sua utilidade em missões. Além disso, embora esta tecnologia tenha sido estudada há várias décadas, os militares dos EUAfoi feitotestes de protótipos principalmente para missões anti-drones a partir de 2014. 

O desastre de 11 de setembro de 2001 foi causado por um ataque terrorista e não por armas energéticas dirigidas. Como demonstrado porreconstrução oficialdo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, o desabamento dos dois arranha-céus está diretamente associado ao impacto dos aviões, sequestrados por terroristas ligados à Al Qaeda, e aos subsequentes incêndios que se desenvolveram no interior das torres. Também o relatório da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Mulher), a Agência Federal de Gestão de Emergências dos EUA,destaquecomo o combustível de aviação provocou incêndios em muitos andares dos dois edifícios, alimentando o colapso da estrutura…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹