Falso: FDA apenas reconheceu autoridade do médico de receitar ivermectina off-label, que não é aprovado para tratar covid

Apurado pelo site SBT News

ENGANOSO: É enganoso que a FDA, agência norte-americana que regula medicamentos quanto à eficácia e segurança, tenha autorizado o uso da ivermectina para a prevenção ou tratamento da covid-19. Declaração de uma advogada da agência em audiência judicial foi distorcida para levar à desinformação. Ao ser questionada sobre suposta interferência ilegal da FDA em proibir prescrição médica off-label, ela afirmou que a agência reconhece que os médicos têm autoridade para prescrever ivermectina para tratar a covid, o que não significa que o órgão passou a autorizar o seu uso no combate à doença. A prescrição off-label é o direito do médico de prescrever ao paciente um medicamento para uma finalidade diferente daquelas oficialmente aprovadas por órgãos regulatórios.—

Conteúdo investigado: Vídeo publicado no Instagram em 22 de agosto com a legenda “FDA autoriza médicos americanos a tratarem covid com ivermectina! Não indica, mas autoriza! O que mudou?”. Na tela do vídeo, acrescenta a data em que a FDA teria mudado sua orientação: “desde 08/08/23”.

Onde foi publicado: Instagram.

Conclusão do Comprova: Não é verdade que a agência americana FDA autorizou o tratamento de covid-19 com ivermectina. Postagens com a informação enganosa tiram de contexto a fala de uma advogada da agência reguladora em audiência de processo judicial, no dia 8 deste mês.

Ao ser questionada se a agência estava interferindo na prerrogativa dos médicos de prescrever medicamento off-label, quando um remédio é indicado a um paciente para uma finalidade não recomendada oficialmente por agências regulatórias, ela afirmou, segundo o site The Epoch Times: “A FDA reconhece explicitamente que os médicos têm autoridade para prescrever ivermectina para tratar a covid”…

Veja a apuração completa no site SBT News