Verificado: Durante as eleições da primavera de 2020 em Milwaukee, uma redução para apenas cinco locais de votação ‘ocorreu dias antes da eleição e foi feita sem o devido aviso aos eleitores’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Na esteira do caos de 2020, a reforma eleitoral tem sido uma questão de destaque em muitos estados, incluindo Wisconsin – mas nem todas as propostas estão ancoradas na disputa sobre a disputa presidencial e na busca do então presidente Donald Trump para se manter no poder.

Estamos analisando uma reclamação sobre uma proposta que tem suas raízes nas eleições da primavera de 2020, que ocorreram no auge da pandemia da COVID-19. O Projeto de Lei 298 da Assembleia é uma das quatro propostas que receberam audiências do comitê no início deste verão. A medida proibiria um município de fechar mais da metade de seus locais de votação 30 dias após uma eleição.

“Durante as eleições da primavera de 2020, a cidade de Milwaukee reduziu o número de locais de votação ativos de 180 para cinco”, disse o deputado estadual LaKeshia Myers, D-Milwaukee, em um comunicado à imprensa, que também foi postado no X, antigo Twitter . “O fechamento dos locais ocorreu dias antes da eleição e foi feito sem o devido aviso aos eleitores”.

A medida foi aprovada na comissão e aguarda ação do plenário da Assembleia. Por e-mail, Myers nos disse que a medida provavelmente será abordada “nesta sessão legislativa; pois é um ‘tema quente’ em ambos os lados do corredor”…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸