Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Postagens nas redes sociais alertam os usuários para evitarem “morte inesperada à noite”, aderindo à regra de “três pausas de meio minuto”, mas esse conselho estranho simplesmente não é verdade.
As postagens alertam que quem se levanta no meio da noite ou de manhã cedo para urinar precisa “tomar nota das pausas de 3 meio minuto”, o que vai “reduzir muito o risco de morte súbita e inesperada”.
De acordo com as postagens, levantar-se muito rapidamente da posição deitada causa “falta de fluxo sanguíneo suficiente para o cérebro”. As postagens dizem que, ao acordar, você deve deitar na cama durante o primeiro meio minuto, depois sentar na cama durante a próxima metade e depois sentar na beira da cama enquanto abaixa as pernas por mais trinta segundos.
“Após essa série de pausas de meio minuto, você provavelmente não sofrerá de circulação sanguínea insuficiente no cérebro, reduzindo a possibilidade de morte súbita e inesperada.”
Rastreamos a mesma afirmação até 2016 e descobrimos que ela circulou novamente em 2019 . Versões dele são postadas como um gráfico com a foto de um médico e um texto. O gráfico também foi enviado para o Africa Check em nossa linha WhatsApp…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦