Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Um vídeo publicado nas redes sociais fala da criação de um grupo ilegal que se autodenomina ‘Los Ultraderecha’, que, através de um panfleto, ameaça vários funcionários públicos do Valle del Cauca, como o prefeito de Jamundí, Andrés Felipe Ramírez, e “qualquer pessoa que apoia o Pacto Histórico”, a coalizão do presidente Gustavo Petro.
Mas isso é falso. Trata-se de um panfleto que circulou em setembro de 2022 e as autoridades locais de Jamundí e Valle del Cauca esclareceram que não existe nenhum grupo paramilitar conhecido com esse nome no país.
Um homem não identificado aparece no audiovisual falando sobre esta suposta nova organização ilegal: “Um novo grupo paramilitar foi criado no departamento de Valle del Cauca e declara os petristas, políticos corruptos, entre outros, um objetivo militar. O novo grupo autodenomina-se “ultradireita” e o seu principal líder é o pseudónimo “Hitler”. Petristas, aqui estão os resultados do seu fanatismo, da sua idolatria. Foi isso que conseguiram, agora assumam as consequências. Não concordo com a criação de mais grupos fora da lei, mas foi isso que eles conseguiram.”
O conteúdo mostra a imagem de um suposto panfleto do grupo em questão, que diz o seguinte:
“Para a comunidade Jamundeña, somos um grupo paramilitar conhecido como extrema direita. Não pertencemos às Autodefesas Unidas da Colômbia, nem somos dissidentes de nenhuma organização. Somos o resultado das más eleições de alguns setores da sociedade corrupta e pusilânime (…) Vamos operar com 180 militares no sul do Valle del Cauca e no norte de Cauca (Jamundí, Florida, Miranda, Corinto , Puerto Tejada” (sic)…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴