Verificado: Doutor Franco Berrino não foi espancado durante transmissão televisiva

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

Em 3 de setembro de 2023, a redação do Facta.news recebeu uma denúncia via WhatsApp solicitando a verificação de um supostoserviçopor TG LA7 publicado no Facebook no dia anterior. No vídeo, que dura 31 segundos, há um clipe em que se ouve a jornalista Francesca Fanuele declarando que «durante a filmagem de um episódio dedicado ao problema da hipertensão» um cardiologista italiano foi agredido por «Sauro Luigi, representante da da conhecida empresa farmacêutica peruana Federfarma Molise”. Isto porque, ainda se ouve, o cardiologista “de repente começou a falar fora do roteiro e fez uma declaração sensacional”. 

No vídeo há algumas imagens que mostram uma briga entre homens em um estúdio de televisão. Além disso, sobreposta na parte inferior, aparece a foto de um homem com o rosto inchado e a escrita «Escândalo no estúdio. Um ataque a um cardiologista famoso! Doutor Franco Berrino. O que ele disse no ar? 

O vídeo vem acompanhado de um comentário que diz: «Terríveis notícias para os idosos! Dr. Franco Berrino: Não quero mais ficar calado! Até os idosos têm direito de viver! Fui atacado no estúdio de TV porque…»

Isto é uma notícia falsa. 

Nosite oficialdo TG LA7 o suposto relatório publicado no Facebook não está presente. Além disso, o estranho movimento dos lábios do jornalista parece sugerir que o vídeo foi alterado digitalmente…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹