Falso: Postagem engana ao relacionar apagão a decreto para compra de energia na Venezuela

Apurado pelo site SBT News

FALSO: É falsa publicação que associa a queda de energia que atingiu 25 estados e o Distrito Federal em 15 de agosto com assinatura de decreto que permite importação de energia de países vizinhos, como a Venezuela. A compra do recurso ainda é estudada pelas instituições do setor elétrico no Brasil e não há previsão para o início da importação. A única causa identificada até o momento para a falta de energia foi uma falha técnica na linha de transmissão Quixadá-Fortaleza II, da Eletrobras. Já a importação da energia da Venezuela é destinada para atender Roraima, estado que não foi atingido pelo apagão e está fora do Sistema Interligado Nacional (SIN).

—-

Conteúdo investigado: Publicação em rede social utiliza capturas de imagem de duas manchetes do portal G1 para sugerir uma associação entre a assinatura do decreto que permite a retomada da importação de energia de países vizinhos, entre eles, a Venezuela, com a interrupção de energia registrada em 15 de agosto em quase todos os estados do país. “Interessante”, diz a legenda com a intenção de criar relação entre os fatos trazidos nas manchetes “Apagão nacional afeta operação em linhas do Metrô de SP” e “Lula assina decreto que autoriza o Brasil a comprar energia elétrica da Venezuela”.

Onde foi publicado: X (antigo Twitter).

Conclusão do Comprova: Não há qualquer relação entre as causas do apagão que atingiu 25 estados do Brasil em 15 de agosto com o decreto 11.629 assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), no dia 4 do mesmo mês. O texto define orientações para “o estabelecimento de políticas nacionais de integração do sistema elétrico e de integração eletroenergética com outros países”…

Veja a apuração completa no site SBT News