Verificado: Este vídeo não mostra uma colecionadora no estado de Karnataka vestindo uma burca durante uma cerimônia de hasteamento da bandeira no Dia da Independência.

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

A oficial vista no vídeo é vice-presidente do Conselho Distrital de Desenvolvimento em Kishtwar, Jammu e Caxemira

Um vídeo de uma mulher vestida de burca acompanhada por policiais uniformizados durante um evento de hasteamento de bandeira está se tornando viral nas redes sociais com a alegação de que ela é uma colecionadora do estado de Karnataka. Os usuários que compartilharam o vídeo acrescentaram um ângulo comunitário também ao vídeo, pois explicam que um voto errado pode converter todo o país dominado por uma comunidade específica.

A legenda afirma: “Um único voto errado dos hindus pode transformar o país num país islâmico. Um começo já foi feito no estado de Karnataka, enquanto hasteava a bandeira, um colecionador vestindo uma burca fez a saudação… um novo começo. Você entende alguma coisa ou não. Sendo uma oficial do IAS, ela violou o código de vestimenta, a ação pode ser iniciada. Precedência errada.”

Postagem no Facebook | Link de arquivo

A postagem foi amplamente compartilhada no Facebook.

 Quando observamos o vídeo com atenção, conseguimos identificar o nome ‘Kishtwar’ na faixa do 77º Dia da Independência e ‘Chowgan ground, Kishtwar’. Tendo isso em mente, realizamos uma pesquisa reversa de imagens usando um dos quadros-chave do vídeo e os resultados nos levaram a uma reportagem em vídeo do diário Munsif . A legenda diz “Vídeo de Burqa Clad VC DDC hasteando a bandeira, inspecionando o desfile do Dia da Independência, se torna viral”. De acordo com o relatório “As celebrações do 77º Dia da Independência no Distrito de Kishtwar foram marcadas pela exuberância e orgulho nacional. No entanto, o evento tomou um rumo inesperado quando a Vice-Presidente do Conselho de Desenvolvimento Distrital, Saima Parveen Lone, içou a bandeira tricolor enquanto vestia uma burca e usava o hijab, provocando conversas em meio ao movimento anti-hijab em curso na Índia”…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳