Apurado pelo site E-Farças
A notícia apareceu na segunda quinzena de agosto de 2023 e conta o estranho caso de um menino chamado Marley Enjakovic, que teria sido levado às pressas ao hospital após uma crise de tosse incessante. O texto afirma que os médicos teriam descoberto após vários exames que o garoto tinha uma flor de plástico presa em sua garganta há mais de 5 anos!
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
O caso é real e apareceu na mídia pela primeira vez em agosto de 2022. Marley foi levado às pressas pela mãe a um hospital, na Austrália, em dezembro de 2021. O menino, que há 5 anos tinha crises de tosse sempre durante as refeições, apresentou uma piora, fazendo com que seus responsáveis corressem para a ajuda profissional.
Segundo apurou a rede de notícias ABC, o jovem Marley Enjakovi, de 7 anos de idade, já havia sido diagnosticado com asma anos antes, o que fez com que seus pais já tivessem se conformado com a condição do filho até dezembro de 2021, quando as crises respiratórias do menino preocuparam a família.
Uma broncoscopia revelou, então, que Marley tinha uma fístula traqueoesofágica, que é uma conexão do esôfago à traqueia. Essa condição fazia com que comida, bebida e sálvia entrassem nas vias respiratórias às vezes, indo para os pulmões.
Como a cirurgia era considerada de alto risco, pois a conexão estava perto da artéria principal de seu coração, ele foi levado de avião para o Royal Children’s Hospital de Melbourne. Momentos antes da cirurgia, os médicos usaram câmeras para dar uma nova olhada nas vias respiratórias de Marley, descobrindo que havia uma flor de plástico alojada em sua garganta.
A explicação para os médicos não terem visto o objeto antes é que havia uma grande inflamação na região que tampava a visão…
Veja a apuração completa no site E-Farças