Apurado pelo site Snopes
Por quase uma década, circularam online alegações de que o personagem de televisão de “Os Simpsons”, Sr. Burns, chefe de Homer Simpson na Usina Nuclear de Springfield, era baseado em Jacob Rothschild, um financista bilionário e membro da família britânica de banqueiros Rothschild, comumente no coração das teorias da conspiração baseadas nos Illuminati. Uma postagem de 2015 da conta do Instagram nwoprophecies afirma, por exemplo, que:
A reclamação continuou a circular online. Uma postagem de setembro de 2023 no X, antigo Twitter, afirmou o mesmo:
Estas alegações são infundadas. Burns é baseado em vários magnatas dos negócios americanos – principalmente John D. Rockefeller – bem como no professor do ensino médio do criador Matt Groening. De acordo com o livro “100 coisas que os fãs dos Simpsons deveriam saber antes de morrer”:
Em um artigo de 2015 na revista Fortune, um representante de Groening disse que a melhor fonte de inspiração para o Sr. Burns foi uma história do TV Guide de outubro de 2000, na qual o criador disse que “que os modelos gêmeos para a personalidade de Burns são reais – o magnata do petróleo John D. Rockefeller e Henry Potter, o banqueiro avarento interpretado por Lionel Barrymore no filme de 1946 É uma vida maravilhosa.
Na mesma história, o animador David Silverman afirmou que a aparência física do Sr. Burn era “baseada em Barry Diller, que dirigia a Fox Broadcasting quando Os Simpsons estreou na rede em 1989”. Silverman acrescentou que “a linguagem corporal de Burns é modelada em um louva-a-deus”.
Barry Diller (Getty Images)..
Veja a apuração completa no site Snopes