Falso: A OMS está a desenvolver um tratado pandémico que eliminará as actuais protecções dos direitos humanos, imporá vigilância e censura e eliminará a liberdade de expressão.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

A pandemia da COVID-19 apanhou grande parte do mundo despreparada. O vírus respiratório espalhou-se rapidamente sem tratamentos comprovados, o equipamento de proteção era escasso e os testes para o vírus eram limitados. Para evitar um cenário futuro semelhante, a Organização Mundial da Saúde tem elaborado planos de prevenção e preparação para pandemias – mas esses planos tornaram-se alimento para falsas alegações online.

Numa publicação no Facebook, uma mulher afirmou num vídeo que os planos da OMS privariam as pessoas de certos direitos. 

“Estamos a sofrer um golpe suave”, disse uma mulher sentada atrás de uma placa onde se lia “M. Nass” e diante de um cenário onde se lia “europarl.eu” – o website do Parlamento Europeu. “A ideia é criar todo um novo conjunto de leis e ignorar as leis existentes sobre direitos humanos e outras leis sob o pretexto da preparação para uma pandemia e da agenda de biossegurança”, disse a mulher.

Os Estados Unidos e a liderança da OMS, uma agência das Nações Unidas, continuou ela, estavam a trabalhar para desenvolver “um tratado pandémico e alterações ao Regulamento Sanitário Internacional existente que removerão as protecções dos direitos humanos actualmente incorporadas no RSI”, reforçarão a vigilância e censura e “livrar-se da liberdade de expressão”…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸