Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Vídeos que circulam nas redes sociais indicam que um suposto raio laser seria a causa dos incêndios nos Estados Unidos e na Espanha. Mas as gravações mostram imagens que não são atuais, nem correspondem aos locais indicados e que foram retiradas de contexto para sustentar que os incêndios foram provocados por laser.
Os vídeos que circulam nas redes sociais mostram a imagem de um suposto raio laser e afirmam que ele seria a causa dos incêndios no Havaí (Estados Unidos) e em Tenerife (Espanha). Porém, a imagem foi registrada na comuna de Macul, Santiago do Chile. E esse incêndio foi causado pela explosão de um transformador elétrico.
Além disso, os vídeos mostram um avião que seria responsável por disparar os raios laser. Mas é um avião antimísseis do Exército dos EUA que não é usado desde 2011.
No Havaí, diversas falhas detectadas em linhas de energia podem ter causado os incêndios, segundo especialistas. Em Tenerife, a investigação da causa ainda está numa “fase muito preliminar”.
Vários vídeos circulam no Facebook, TikTok e Telegram afirmando que os incêndios em Tenerife (Espanha) e no Havaí (Estados Unidos) foram causados por supostas armas de raios laser. No entanto, isso é falso.
O conteúdo – que teve mais de 33 mil visualizações no Facebook e circulou no Telegram – mostra imagens que não são atuais , nem correspondem aos locais indicados e que foram retiradas de contexto para sustentar que os incêndios foram provocados por um laser.
Além disso, os vídeos mostram um avião que seria responsável por disparar os raios laser. No entanto, é uma aeronave antimíssil do Exército dos Estados Unidos que não é usada desde 2011…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷