Falso: Nenhum surto de mpox relatado no festival Burning Man

Apurado pelo site Reuters

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA e o Bureau of Land Management (BLM) disseram que não receberam nenhum relato de mpox, anteriormente conhecido como varíola dos macacos, no festival de artes e música Burning Man no deserto de Nevada, ao contrário a alegações online de um surto da doença.

Postagens nas redes sociais relatando falsamente mpox e outras doenças no festival estão circulando em meio a notícias de fortes chuvas que produziram um mar de lama pegajosa no evento em 2023 e levaram a uma ordem de abrigo no local. Pelo menos uma pessoa morreu .

Uma postagem no X, anteriormente conhecido como Twitter, diz: “Não há surto de ebola no Burning Man.. recebemos a confirmação de que é apenas uma nova cepa de varíola dos macacos. A guarda nacional lançará centenas de barris de loção de calamina de 50 galões em breve! #Nevada #BurningMan2023 #burningmanebola”

Outro exemplo no Facebook pode ser visto .

No entanto, não há notícias confiáveis ​​sobre um surto de mpox no Burning Man em 2023, nem as contas de mídia social do organizador do evento mencionam quaisquer casos da doença , ( twitter.com/bmantraffic ), ( www.facebook.com /burningman/ )…

Veja a apuração completa no site Reuters