Verificado: Programa ‘Juventude em Paz’ não custa o mesmo que foi solicitado por três grandes EPS para funcionar

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Circula nas redes sociais um vídeo no qual se afirma que, através do recém-criado Ministério da Igualdade do governo de Gustavo Petro, será formado um “exército paralelo ao que temos constitucionalmente na pátria colombiana” com criminosos e que este custará o mesmo que hoje é exigido pelas três maiores entidades promotoras de saúde (EPS) do país para continuarem a funcionar. 

“Ontem, o Ministro das Finanças enviou a disponibilidade orçamental ao presidente guerrilheiro para que através do novo Ministério da Igualdade do vice-presidente ‘Rancia’ [Francia Márquez] comecem a pagar aos 100.000 bandidos a uma taxa de um milhão de pesos por cabeça, por mês, durante um ano, para formar esse exército paralelo ao que temos constitucionalmente na pátria colombiana, no valor de um trilhão e duzentos mil milhões de pesos colombianos” (sic), diz a pessoa no vídeo .

“Repito, 1,2 trilhão de pesos valem o programa de subsídios para preguiçosos, criminosos, viciados em drogas e assassinos. E um valor mais ou menos semelhante é o que custaria dar o dinheiro necessário às três grandes EPS, Sura, Sanitas e Compensar, para garantir a prestação de serviços médicos a 13 milhões de afiliados colombianos”, acrescenta . 

O audiovisual aparece na conta do Facebook de Juan Londoño, perfil antipetrista, e no Kwai, carregado por @awopx027 .

Rastreando-o com pesquisa reversa no Google Lens , descobrimos que o original pertence ao usuário do TikTok @1958au , que obteve mais de 26.000 visualizações com a postagem e comentários como:..

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴