Apurado pelo site AAP 🇦🇺
Dezenas de pessoas vacinadas contra a COVID-19 morreram em três grandes eventos culturais, afirmam vários posts nas redes sociais.
As postagens sugerem que a vacinação foi a causa dos ferimentos e mortes nos três eventos: a apresentação de Travis Scott em 2021 no Astroworld Festival , as celebrações do Halloween em Seul em 2022 e um show de Ed Sheeran em 2023 em Pittsburgh, EUA.
Isto é falso. As mortes nos eventos de 2021 e 2022 foram causadas por aglomerações de multidões. As lesões no show de Sheeran foram resultado do calor extremo. Não houve nenhuma sugestão de que as vacinas tenham sido de alguma forma responsáveis por qualquer um dos ferimentos ou mortes.
Os usuários do Facebook têm republicado capturas de tela (exemplos , ) de um tweet alegando que dezenas de pessoas que foram vacinadas contra COVID-19 morreram repentinamente nos três eventos.
“Concertos com vítimas em massa – quando multidões vacinadas com COVID-19 “morrem repentinamente”. Concerto de Ed Sheeran (2 paradas cardíacas, 17 hospitais), Halloween na Coreia do Sul em 2022 (159 mortos), Concerto de Travis Scott em 2021 (10 mortos)”, dizem as postagens junto com uma captura de tela desta reportagem do Irish Star .
Este vídeo de um conhecido divulgador de desinformação na Austrália também reproduz o tweet (38 minutos e 29 segundos). Convidados na gravação do Facebook Live sugerem que as mortes são resultado da combinação da frequência da música com a vacina COVID…
Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺