Apurado pelo site AAP 🇦🇺
Postagens nas redes sociais afirmam que haverá duas caixas no boletim de voto do referendo vocal e que as marcas na caixa ‘não’ podem ser contadas como um voto ‘sim’.
Isto é falso. A Comissão Eleitoral Australiana (AEC) e um especialista disseram à AAP FactCheck que o boletim de voto terá apenas uma urna, como tem acontecido nos referendos há décadas.
Os eleitores são instruídos a escrever ‘sim’ ou ‘não’ na caixa única – como foi o caso no referendo de 1999 , quando duas perguntas foram feitas aos eleitores e cada pergunta tinha uma caixa.
Para os eleitores que não seguem as instruções e, em vez disso, colocam uma marca ou uma cruz na caixa, a marca pode ser contada como um “sim”, mas as cruzes são consideradas informais devido à ambiguidade do símbolo.
Essas regras estão incluídas nas diretrizes de formalidade do boletim de voto da AEC , que se referem especificamente ao que acontece quando uma marca ou cruz é usada (da página 30).
A afirmação é feita em uma postagem no Facebook (captura de tela aqui ) e está sendo compartilhada ou repetida, como pode ser visto , e aqui …
Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺