Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Há provas de que o Fórum Económico Mundial está por detrás dos incêndios florestais que devastaram a ilha de Maui? A própria organização admitiu isso? Não, mas um vídeo que circula no Facebook dizia o contrário. “WEF admite incêndios florestais em Maui orquestrados para transformar o Havaí em cidades de 15 minutos”, dizia a manchete de um vídeo postado no Facebook em 19 de agosto .
No vídeo, um homem falando para uma câmera diz: “Os falsos incêndios florestais de Maui foram orquestrados pela elite globalista para envenenar nosso ar, água e solo e redistribuir a propriedade nas mãos da elite”.
Esta postagem foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu feed de notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , proprietária do Facebook e do Instagram.)
O vídeo não mostrou nenhuma evidência do Fórum Econômico Mundial “admitindo” que os incêndios florestais em Maui foram orquestrados. O Fórum Econômico Mundial é uma organização sediada na Suíça que reúne líderes empresariais e políticos do mundo anualmente em Davos para discutir questões globais. Não existem tais declarações no site da organização ou contas de mídia social. A única menção aos incêndios florestais de Maui encontrada em seu site foi uma atualização de 14 de agosto sobre o número de mortos…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸