Em vídeo, homem sugere que bombeamento em um dos canais da transposição do rio São Francisco foi desligado por ordem do governo Lula. É falso. Em nota, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou que o canal está inativo desde novembro de 2022 por problemas técnicos.
Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem não identificado afirma que está em um dos canais da transposição do rio São Francisco. Ele diz que as bombas do local teriam sido desligadas, associando ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a responsabilidade pela interrupção. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
“Por ordem do novo governo foram desligadas as bombas do canal do Rio São Francisco e como anunciado aos nordestino, eram pra voltar a usar as sisternas… os que tem…👇👇👇🇧🇷”
A informação analisada pela Lupa é falsa. A interrupção do bombeamento da água no canal não foi determinada pela gestão Lula, mas ocasionada por problemas técnicos em novembro de 2022 — portanto, antes da posse do atual governo federal.
De acordo com uma nota do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional encaminhada à Lupa, o vídeo analisado mostra o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), localizado em Jati (CE). Ainda segundo a pasta, não há liberação de água por esse canal desde 26 de novembro de 2022…