Falso: Ilustração sobre discriminação contra pessoas trans não é um dos novos livros da SEP

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

Uma imagem de exercício que explica a discriminação por meio de uma situação em que uma profissional do sexo teme que seu trabalho diminua devido ao aumento de trabalhadores transgêneros não está incluída nos novos livros do SEP . 

Na verdade a ilustração faz parte do livro “Vida e comunidade” do segundo ano do ensino médio do Instituto Nacional de Educação de Adultos ( INEA ). 

Verificamos também:  Esta ilustração sobre identidade e corpo não faz parte dos livros didáticos do SEP

A ilustração do exercício que circula nas redes sociais como Facebook e Twitter tem sido falsamente atribuída aos novos manuais escolares do Ministério da Educação Pública (SEP) para o ano letivo 2023-2024 com comentários que propagam a discriminação e a transfobia .

No exercício pode-se ler que “Eugenia é uma profissional do sexo que está preocupada que seu trabalho diminua devido ao aumento de trabalhadoras transexuais, além disso ela só aceita relações heterossexuais” e pede aos alunos que coloquem uma marca para determinar se o situação existe discriminação ou inclusão. 

Usuários que compartilharam a imagem garantem que se trata de uma nova forma de doutrinação de crianças por parte do SEP . Outros comentam que não deveria haver livros com “ ideologias de gênero” e propõem “quebrar o que é inútil dos livros”…

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽