Apurado pelo site AAP 🇦🇺
Alega-se que os povos indígenas têm “controlo” sobre cerca de metade da Austrália, totalizando cerca de 3,8 milhões de quilómetros quadrados de terra.
Isto é falso. A porcentagem de terras pertencentes ou controladas por aborígines e ilhéus do Estreito de Torres sob o título nativo e várias leis que fornecem propriedade perfeita, longo arrendamento e acordos de confiança é de cerca de 30 por cento.
Mesmo assim, os especialistas disseram ao AAP FactCheck que isso nem sempre se alinha necessariamente com os princípios ocidentais de propriedade de terras e não equivale ao controle total.
Uma postagem no Facebook (arquivada aqui ) afirma que a voz indígena proposta ao parlamento entregará ainda mais poder às pessoas que supostamente possuem ou controlam metade do país.
“Em termos de ‘propriedade’ de terra, 49,4% da área total da Austrália está sob controle aborígine. São 3.800.000 milhões de quilômetros quadrados de um total de 7.700.000 quilômetros quadrados!!!” diz a postagem.
“Então, em poucas palavras, 155 mil pessoas (0,06% da população total) controlam inteiramente o que acontece em quase 50% do nosso país. Isso não é justo ou certo…
Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺