Verificado: Números universitários trabalhistas não conferem

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

Políticos trabalhistas federais afirmaram que apenas 13% das pessoas em áreas regionais com idades entre 20 e 30 anos têm um diploma universitário.

Três figuras trabalhistas usaram repetidamente a porcentagem para destacar a lacuna educacional entre as áreas rurais e urbanas e justificar o investimento em novos centros universitários regionais. 

Mas o número de 13% está incorreto. Cerca de 27 por cento das pessoas em áreas regionais com idades entre 20 e 30 anos têm um diploma, de acordo com uma análise AAP FactCheck dos dados mais recentes do Australian Bureau of Statistics (ABS).

No entanto, a proporção de titulares de diplomas regionais ainda está bem abaixo das áreas urbanas, onde quase 50% têm diplomas, de acordo com o mesmo conjunto de dados ABS.

O AAP FactCheck ouviu três figuras trabalhistas fazerem a reivindicação de 13%: o ministro da Educação, Jason Clare , o ministro assistente da educação, Anthony Chisholm , e o backbencher Graham Perrett.

O Sr. Clare fez a reivindicação no parlamento em 3 de agosto enquanto falava sobre um pacote de legislação de ensino superior destinado a aumentar as matrículas de estudantes de grupos socioeconômicos que estão sub-representados nas universidades…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺