Apurado pelo site Aos Fatos
Não é recente nem tem relação com o blecaute ocorrido na última terça-feira (15) o ataque a uma torre de energia do complexo Furnas, no Paraná, como fazem crer publicações nas redes. O trecho de um vídeo publicado em janeiro no YouTube tem sido compartilhado fora de contexto para sugerir que se trata de uma gravação recente e que o ataque perpetrado por manifestantes bolsonaristas contra o complexo energético teria sido o causador do apagão que atingiu grande parte dos estados brasileiros.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 20 mil visualizações no TikTok nesta sexta-feira (18). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Publicações nas redes têm compartilhado fora de contexto um vídeo publicado no YouTube pelo canal BM&C News para afirmar que um ataque a linhas de transmissão em Furnas comandado por manifestantes bolsonaristas teria sido o causador do apagão que atingiu grande parte dos estados nesta semana. O registro, no entanto, foi publicado em 10 de janeiro deste ano e não tem qualquer relação com o blecaute, cujas causas ainda estão sendo investigadas.
No dia 9 de janeiro, um grupo de radicais bolsonaristas derrubou uma torre de transmissão de Furnas que conectava a hidrelétrica de Itaipu ao sistema elétrico brasileiro. O atentado ocorreu poucos dias após os atos golpistas em Brasília. Naquele período, três torres foram derrubadas em diferentes lugares do país…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos