Falso: Um livro publicado em 10 de agosto sobre os incêndios florestais em Maui é a prova de que os incêndios florestais foram planejados.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Usuários de mídia social soaram alarmes sobre a publicação em 10 de agosto de um livro sobre os incêndios florestais de Maui, que começaram em 8 de agosto, alegando infundadamente que a ilha pode ter sido intencionalmente incendiada como parte de uma conspiração.

“Vocês querem pensar que tudo isso é um acidente? OK. Você quer pensar que nosso governo não estava envolvido? OK … Mas isso, isso está me incomodando”, disse uma mulher em um vídeo do TikTok de 15 de agosto . “Como na verdade eles escreveram e lançaram um livro sobre os incêndios em Maui?”

Outro homem em uma postagem no Instagram de 15 de agosto disse: “Alguém mais achou isso estranho? Então o incêndio em Maui começou em 8 de agosto. No entanto, já existe um livro sobre isso. Mesmo na descrição do livro, o livro narra os eventos 8 de agosto a 11 de agosto de 2023, os incêndios de Maui. Mas a publicação do livro foi em 10 de agosto, então como você narrou os eventos de 11 de agosto quando o livro foi publicado em 10 de agosto?

A postagem no Instagram foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu feed de notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , proprietária do Facebook e do Instagram.)..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸