Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
EM RESUMO: Postagens nas redes sociais afirmam que a Comissão Eleitoral do Zimbábue (ZEC) divulgou uma lista de 56 candidatos do Zanu-PF que apresentaram suas indicações com atraso. Há pouca evidência para esta lista “preferencial”.
Neste contexto, o Supremo Tribunal do país reintegrou recentemente 12 membros do principal partido da oposição, a Coalizão dos Cidadãos para a Mudança (CCC), depois de um tribunal inferior os ter desqualificado em julho por não terem apresentado os seus documentos de nomeação a tempo.
O tribunal de nomeação é constitucionalmente mandatado para receber documentos de candidatos que desejam concorrer às eleições. O tribunal se reuniu em junho.
Enquanto as consequências sobre a omissão de candidatos continuavam, uma reclamação foi compartilhada no Facebook de que o corpo eleitoral do país, a Comissão Eleitoral do Zimbábue (ZEC), havia divulgado uma lista de dezenas de candidatos do Zanu-PF que apresentaram seus documentos de nomeação após o prazo de 16h. em 21 de junho de 2023…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦