Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Autoridades da Câmara Nacional Eleitoral (CNE) asseguraram que é prática comum enviar as urnas montadas e com os elementos necessários para o dia das eleições, como envelopes e atas, no seu interior.
Mais de 7.300 usuários compartilham um vídeo nas redes sociais que mostra uma urna “cheia” e sugerem que ela “chegou com votos” antes do início do dia eleitoral, em 13 de agosto.
No entanto, autoridades da Câmara Nacional Eleitoral (CNE) garantiram que é prática comum enviar as urnas montadas e com os elementos necessários para o dia das eleições, como envelopes e atas, em seu interior.
Os manuais da CNE explicam que ao receber a urna montada deve-se esvaziá-la e, diante das autoridades da mesa, mostrar que não há nada dentro antes de fechá-la novamente. Os promotores são encarregados de fornecer as cédulas dos diferentes partidos durante as eleições.
“ Na escola Santa Cecília de Salta, eram 8h15 e o presidente da mesa chegou, com a urna fechada e lacrada e aparentemente cheia de votos ”, escrevem usuários no Facebook ( 1 , 2 ) e TikTok que compartilham o vídeo. O conteúdo também circula no Instagram concedido à província de Jujuy.
A gravação mostra uma urna em um centro de votação. O usuário que filma movimenta a caixa para mostrar que tem objetos dentro dela: “ Essa caixa supostamente tem que vir vazia, né? ”, sustenta. “ A gente nem começou a votar e já tem máfia ”, continua, sugerindo que a urna está cheia de votos.
O vídeo começou a circular no dia da realização da primária aberta simultânea obrigatória ( PASO )…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷