Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
A imagem foi retirada de um vídeo que já havia circulado em agosto de 2021 e registrava uma briga durante as eleições para eleger deputados, senadores e vereadores provinciais.
Uma foto compartilhada centenas de vezes nas redes sociais mostra uma briga com bolivianos que “tentaram cruzar” a fronteira com a província de Salta para votar nas eleições primárias.
No entanto, a imagem foi retirada de um vídeo que já havia circulado em agosto de 2021 e registrava uma briga durante as eleições para eleger deputados, senadores e vereadores provinciais.
A deputada nacional Virginia Cornejo (PRO) denunciou a “entrada irregular de pessoas” para votar nas eleições legislativas provinciais de Salta, apesar do fechamento das fronteiras devido à crise do COVID-19.
“Meus respeitos aos cidadãos de Salta que ontem na cidade de Los Toldos bateram todas as bolinhas que tentaram atravessar a ponte internacional para votar, pagas com dinheiro público pela Frente de Todos. GENDARMERIA passiva observando o que acontecia” (sic), lê-se junto à foto que circula no Facebook ( 1 e 2 ).
Captura de tela de uma postagem no Facebook feita em 16 de agosto de 2023.
No entanto, a AFP Factual, que juntamente com Chequeado coordena a aliança Reverso , já havia verificado um vídeo contendo aquela imagem em 2021 . Então, um dia antes das eleições legislativas nacionais em 14 de novembro, os usuários compartilharam a filmagem , que mostra uma briga em que um grupo de pessoas empurra outro grupo de volta por uma ponte, em plena luz do dia…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷