Verificado: Nenhuma evidência de que carne cultivada em laboratório autorizada nos EUA contém células humanas

Apurado pelo site Reuters

Produtos de carne produzidos em laboratório aprovados para venda nos Estados Unidos são fabricados a partir de células de frango cultivadas, de acordo com as empresas que os fabricam, reguladores e um correspondente da Reuters que relatou o processo de fabricação da carne, contrariando as alegações on-line de que células humanas também são usado.

Em junho de 2023, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) aprovou tanto a Upside Foods quanto a Good Meat para vender seus frangos cultivados, que já haviam sido considerados seguros pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA .

Postagens nas mídias sociais em julho especularam, sem oferecer evidências: “O ‘frango’ cultivado em laboratório que foi recentemente aprovado para ser vendido em restaurantes é, na verdade, cultivado a partir de células humanas”. Exemplos podem ser vistos , e .

Os reguladores disseram à Reuters que garantiram que os rótulos dos produtos afirmando que o conteúdo é feito de células de frango são “verdadeiros”. Ambas as empresas negam que quaisquer células humanas estejam envolvidas na fabricação de seus produtos.

“Esta afirmação é completamente falsa”, disse Carrie Kabat, porta-voz da Good Meat, em um e-mail. “O frango cultivado Good Meat é feito de células de frango e não utiliza células humanas em nenhuma etapa do nosso processo.”..

Veja a apuração completa no site Reuters