Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
A imagem que se tornou viral corresponde a Tamara González, uma exedil que tem o mesmo nome da vítima, mas que não tem nenhuma relação com o ataque
A vereadora Tamara Orejón , prefeita socialista da cidade madrilenha de Perales de Tajuña, foi atacada no sábado, 12 de agosto, enquanto caminhava com seu companheiro e seu filho de dois anos. Dois dias depois, viralizou a imagem de uma mulher identificada como vítima com a seguinte mensagem: “Chama-se Tamara González e é vereadora do PSOE em Perales de Tajuña (Madrid). Hoje ela foi brutalmente atacada por cinco ultradireitistas, dois dos quais eram candidatos do Vox.
Com efeito, a pessoa que aparece na fotografia é Tamara González, não Tamara Orejón e, portanto, não é ela a agredida . “Fui vereador na legislatura anterior, mas não estou mais na Câmara Municipal. Um amigo meu me enviou a imagem com meu rosto no WhatsApp e, pouco tempo depois, meus pais, familiares e amigos começaram a me ligar. Passei o dia inteiro negando que a vítima fosse eu”, explicou González ao Newtral.es.
Ou seja, a imagem que se tornou viral não corresponde ao vereador socialista agredido em Perales de Tajuña, mas a um ex-vereador com o mesmo nome , também do PSOE, mas que não teve envolvimento no ataque. “Apresentei uma denúncia à Guarda Civil por uso indevido de minha imagem, isso me prejudicou”, diz Tamara González.
O início da confusão foi uma mensagem postada no Twitter em 14 de agosto, dois dias após o ataque, e que identificava Tamara González como a vereadora agredida. Mas a vítima desse ataque, ocorrido em 12 de agosto, foi Tamara Orejón. Vários meios de comunicação confundiram o nome dela e citaram o exedil…
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸