Falso: É falso que presidente do Paraguai ignorou Lula e se encontrou com Tarcísio

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o presidente do Paraguai, Santiago Peña, ignorou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e decidiu se encontrar apenas com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em visita ao Brasil. As peças de desinformação que fazem essa alegação compartilham o registro de uma reunião entre Peña e Freitas em julho deste ano e omitem que o político paraguaio se encontrou com o presidente brasileiro nesta e em outras ocasiões.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (16). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Publicações nas redes têm compartilhado o vídeo de um encontro ocorrido entre Santiago Peña e Tarcísio de Freitas no dia 26 de julho deste ano para sugerir que o então presidente eleito do Paraguai teria preferido conversar com o governador de São Paulo do que com o presidente Lula. O que os posts omitem, no entanto, é que dois dias depois de sua visita a São Paulo, Peña se encontrou com o presidente brasileiro no Palácio do Alvorada. Os dois também se reuniram em outras ocasiões neste ano.

O vídeo do encontro foi publicado por Lula no YouTube. Peña também postou um registro da reunião em seu perfil do Instagram…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos