Verificado: Fato verificado: três afirmações enganosas em vídeo viral sobre mudanças propostas nas leis de educação básica da África do Sul

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

Os opositores da proposta de lei afirmam que ela prevê que as crianças sejam “ensinadas a se masturbar”, mas isso é besteira. Não há menção aos detalhes de nenhum currículo no projeto de lei, incluindo a educação sexual que se enquadra na orientação escolar da vida escolar. 

De acordo com a ministra da educação básica, Angie Motshekga, o projeto de lei alterará a Lei das Escolas Sul-Africanas de 1996 e a Lei do Emprego de Educadores de 1998 para”alinhá-las com os desenvolvimentos no cenário educacional”.

Em maio de 2022, o comitê de portfólio do parlamento sobre educação básica divulgou o rascunho ao público para comentários por escrito. Em fevereiro de 2023, mais de 29.000 envios foram recebidos, muitos expressando preocupação.

Campanhas online para o abandono do projeto também foram iniciadas, inclusive pela oposição Aliança Democrática (DA) . 

À medida que o debate continua, um vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais mostra por que os pais “precisam dar um basta” no projeto de lei Bela…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦