Verificado: nenhuma evidência de que Elon Musk está por trás do dispositivo ‘WattSaver’

Apurado pelo site Reuters

Não há evidências de que o bilionário Elon Musk ou sua empresa de veículos elétricos Tesla estejam vendendo um dispositivo de economia de energia chamado “WattSaver” que economiza 90% do uso de eletricidade dos aparelhos, ao contrário de um post no Facebook associando ele e a empresa ao produto.

Uma postagem no Facebook com mais de 7.700 reações diz: “Sob a pressão dos gigantes da energia elétrica unidos, a EIon assinou um acordo de interrupção da produção e este dispositivo de economia de energia que pode economizar 90% da eletricidade está prestes a ser descontinuado. . Restam apenas 10.000 unidades. A fábrica estará fechada no próximo mês.”

A postagem inclui duas capturas de tela da Fox News.

A captura de tela na parte superior da imagem mostra o apresentador Sean Hannity com um texto que diz: “UMA FORMA EFICAZ DE ECONOMIZAR DINHEIRO NA SUA CONTA DE ENERGIA”. A captura de tela pode ser de um segmento da Fox News de maio de 2018 , onde Hannity pode ser vista usando a mesma gravata.

A captura de tela abaixo inclui um chyron que diz: “ELON MUSK’S FACTORY IS TO BE CLOSED” e mostra uma imagem invertida horizontalmente de Musk de setembro de 2020, onde ele falou à imprensa no canteiro de obras de uma nova Tesla Gigafactory em Alemanha. O pano de fundo foi editado para mostrar um armazém com as palavras “wattsaver smart” nele…

Veja a apuração completa no site Reuters