Verificado: Uma mordida de uma aranha errante brasileira pode causar uma ereção de quatro horas?

Apurado pelo site Snopes

Em 14 de agosto de 2023, a conta First Doctor  postou o que afirmou ser uma descoberta “exclusiva” na plataforma de mídia social X, anteriormente conhecida como Twitter:

Embora longe de ser uma descoberta exclusiva – ou mesmo remotamente nova -, as duas afirmações no tweet eram factuais. Uma picada da Phoneutria nigriventer , comumente conhecida como aranha errante brasileira, pode de fato resultar em uma ereção duradoura e dolorosa, condição conhecida como priapismo quando dura mais de quatro horas . 

Embora a toxicidade e o alto risco de morte representados pela substância química considerada responsável pelas ereções tornem seu uso como uma potencial terapia de disfunção erétil (DE) desafiador, se não literalmente impossível, ela tem sido usada para desenvolver substâncias químicas semelhantes que podem ter efeitos terapêuticos . potencial. 

Os efeitos causadores de ereção do Phoneutria nigriventer são conhecidos pela ciência desde a década de 1970. O livro de 1971 “Venemous Animals and Their Venom” descreveu os efeitos priapísticos da picada dessa aranha em camundongos e cães. Os autores também incluíram relatos anedóticos de humanos que foram mordidos:

A pesquisa publicada em 2008 identificou a substância química dentro do veneno provavelmente responsável pelas ereções – um peptídeo agora chamado PnTx2-6. “[Pn]Tx2-6 melhorou a função erétil em […] ratos, através da via [Nitrous Oxide] NO”, relatou o estudo . “Nossos estudos sugerem que [Pn]Tx2-6 pode ser importante para o desenvolvimento de novos agentes farmacológicos para o tratamento da disfunção erétil”.

O interesse nessa toxina como tratamento para disfunção erétil decorre, em parte, porque ela opera de maneira completamente diferente dos tratamentos comuns para disfunção erétil, como o Viagra, conforme relatado em 2011 pela NBC News:..

Veja a apuração completa no site Snopes