Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra carros em chamas numa rodovia. De acordo com a legenda, trata-se de uma colisão entre veículos elétricos. A publicação alerta para o perigo que pode ocorrer nesse tipo de desatre, já que, no caso de carros elétricos, haveria várias explosões à medida que as baterias de íons de lítio explodem em cada compartimento. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Isso é o que acontece quando carros elétricos colidem. Há várias explosões à medida que as baterias de íon de lítio para serviço pesado explodem em cada compartimento. Um incêndio de lítio é um incêndio de Classe D que requer um extintor de incêndio especializado. Extintores regulares destinados a incêndios de Classe A, B e C (como água, espuma, pó químico seco, dióxido de carbono e agente limpo) não podem e não devem ser usados em incêndios de Classe D, pois irão piorar o incêndio em vez de apagá-lo, e eles podem até ferir fatalmente o usuário. Os vapores dos incêndios de lítio são tóxicos
O vídeo que circula nas redes sociais, na verdade, é de um acidente que ocorreu em 2013 com um caminhão que transportava cilindros de gás na Rússia. Além disso, um especialista ouvido pela Lupa explica que as colisões em carros elétricos podem resultar em incêndios, mas a probabilidade é significativamente menor em comparação com outros tipos de veículos…
Veja a apuração completa no site Lupa